Equitação: conheça modalidades esportivas equestres e seus benefícios

5 minutos

Engana-se quem acredita que a equitação é apenas um método de aprender alguma modalidade esportiva com os cavalos. A prática tem uma função social importante, podendo funcionar como um esporte, uma terapia e até mesmo lazer para quem pratica. "Montar a cavalo traz uma experiência única de conexão com o animal, impactando positivamente o bem-estar físico, mental e emocional de quem pratica", destaca Maria Amélia Salviano, gerente de marketing equinos da Vetnil®, uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil. 

As modalidades esportivas que envolvem a equitação são variadas, como o salto, onde o cavalo e seu cavaleiro devem superar obstáculos, envolvendo além de equilíbrio, uma enorme conexão do cavaleiro com o animal. Há também a modalidade de rédeas, em que os atletas guiam o cavalo por meio de uma sequência de padrões predefinidos, realizando movimentos precisos e fluídos. Outra modalidade interessante é o enduro equestre, competição de longa distância em que os conjuntos, cavalo e cavaleiro, percorrem determinado percurso em terreno variado, como trilhas naturais, estradas de campo e trilhas florestais.  

Além de se destacar como esporte, a equitação tem grande potencial para colaborar com a saúde das pessoas. "A equoterapia é um método que utiliza a equitação para o desenvolvimento psicológico e social de pessoas com necessidades especiais. A atividade reúne exercícios de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade como forma de terapia psicomotora para pessoas com determinada deficiência ou com necessidades especiais. Além de, claro, ajudar o desenvolvimento emocional, por meio da ligação entre homem e cavalo", acrescenta Maria Amélia

Entre os benefícios da equoterapia estão estimulação física, emocional e psicológica, desenvolvimento cognitivo, integração social e melhoria expressiva na qualidade de vida. "Utilizar o cavalo como tratamento terapêutico proporciona sensação de paz e confiança, ideal para reduzir o estresse e a ansiedade".

Um ponto importante para o bom desempenho da equoterapia, por exemplo, é o acompanhamento multiprofissional, envolvendo profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e médicos-veterinários. "Veterinários garantem que o animal esteja apto a realizar tais funções e isso só é possível por meio dos cuidados básicos de saúde. É importante ressaltar que o bem-estar dos cavalos deve ser levado em consideração para quaisquer atividades que ele pratique. Por isso, a Vetnil® está sempre aliada à classe veterinária, contribuindo com sua atuação e investindo em capacitação e desenvolvimento", completa Maria Amélia.

Sac Brasil: 0800 0109 197 Internacional: 55 19 3848-8500

Av. José Nicolau Stabile, 53 – Burck |
Louveira – SP – CEP: 13294-100 | vetnil@vetnil.com.br

Copyright © 2022 Vetnil - Parceira de quem Cuida | All Rights Reserved
logo Agência