fbpx

Vetnil destaca o trabalho da Associação Mata Ciliar pela preservação da flora nativa

5 de junho de 2020

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Vetnil ressalta a importância de projetos que visam a preservação da fauna e da flora, como os desenvolvidos pela parceira Associação Mata Ciliar. Em seus mais de 30 anos de existência a ONG trabalha pela recuperação de biomas degradados, pela defesa de espécies ameaçadas e pela difusão da educação ambiental e do amor pela natureza.

Referência na recuperação de áreas degradadas e proteção de recursos hídricos, a Mata Ciliar possui viveiros nas cidades de Pedreira (SP) e Jundiaí (SP) onde são cultivadas em torno de 200 espécies de árvores da Mata Atlântica e do Cerrado. O projeto visa a produção de sementes de boa qualidade a fim destiná-las a programas de proteção e recuperação de nascentes e cursos d’agua. Com essa iniciativa a ONG já foi capaz de plantar mais de 10 milhões de árvores.

Para este processo são selecionadas as mudas com melhores condições fitossanitárias e ecológicas para o plantio nos viveiros. As amostras são monitoradas durante o crescimento para que os biólogos possam determinar o período ideal para coleta de sementes. Assim é possível ter resultados mais numerosos e com certeza de máximo aproveitamento. Parte do material produzido é encaminhado para projetos de recuperação de áreas degradadas, desenvolvidos pela própria entidade. A outra parte é comercializada para outras iniciativas de manutenção da fauna.

Em outra frente, a Mata Ciliar desenvolve programas de educação ambiental, voltados principalmente para alunos de escolas públicas e privadas. Neles são oferecidas atividades instrutivas como visitas monitoradas, jogos e teatros que visam sensibilizar crianças e adolescentes de forma interativa sobre a importância da conscientização com o meio ambiente.

A ONG conta com a parceria de prefeituras e Secretarias Municipais de Educação para levar adiante as ações de ensino ambiental. Samuel Nunes, coordenador de comunicação, estima que o projeto já tenha atingido mais de 800 mil pessoas nas 30 cidades em que a Associação Mata Ciliar está presente. Para ele, o projeto é uma forma de despertar a consciência ambiental através do conhecimento. “Somente conhecendo mais sobre a natureza é que teremos o entendimento para valorizá-la e condições de preservá-la”, complementa ele.

Além do Viveiro de Mudas e do projeto de Educação Ambiental, a Mata Ciliar é responsável por medidas de conversação da fauna, com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e o Centro de Felinos, e de conservação de recursos hídricos, com planos de saneamento rural e cuidado com solo e nascentes de rios. Estas e outras iniciativas podem ser consultadas no site http://mataciliar.org.br/

Sobre a Vetnil

Fundada há 25 anos pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de pets e de equinos, estando entre as líderes de mercado nestes segmentos no Brasil. A companhia também exporta as suas soluções para diversos países e tem acumulado premiações importantes, como “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural), além de ter sido vencedora na categoria ‘Produtos Veterinários’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural de 2016 e na categoria ‘Saúde Animal’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural 2018.