fotoguto_freire-2014-02

Vetnil patrocina Guto Freire, um dos ginetes mais premiados

11 de junho de 2014

No mês de abril aconteceu o Bocal de Ouro e a Expo Outonal no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, etapas que classificam animais ao Freio de Ouro 2014 e garantem passaporte a machos e fêmeas a Final da Morfologia na Expointer 2014, respectivamente).

A Vetnil esteve no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, e entrevistou Guto Freire, um dos ginetes mais premiados do país. Guto contou sobre o início da carreira, quando participou de sua primeira prova do Freio de Ouro com apenas 15 anos, as primeiras vitórias, títulos, o trabalho realizado em seu próprio centro de treinamento e a fórmula para figurar durante tanto tempo entre os melhores profissionais do circuito nacional.

“Minha primeira prova do Freio de Ouro foi em 1996. Seis anos depois cheguei a final do torneio pela primeira vez, quando ainda conciliava os estudos da faculdade com os treinamentos!”, declarou.

A partir de 2002, o atleta começou a montar cavalos que não eram de sua criação e desde então, esteve em diversas finais. Quando se formou em medicina veterinária em 2005, conta que decidiu seguir com o treinamento de cavalos e assim nasceu o CT Guto Freire, localizado em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, onde Guto trabalha com 32 animais de diferentes proprietários. A galeria de troféus do ginete é extensa, entre as principais conquistas estão o Freio de Ouro (2011 e 2012), Ginete do Ano ABCCC (2010, 2011 e 2012), Bocal de Ouro (2012), Bocal de Prata (2010 e 2011), Bocal de Bronze (2010, 2011, 2012 e 2013), BT Paineiras (2007 e 2013) e São Rafael (2005).

Ele conta que além de treinar duas vezes ao dia, é necessário que o cavalo também esteja em sua melhor forma e preparado para as competições. Para isso, Guto conta com uma parceria de mais de uma década com a Vetnil. Os produtos mais utilizados pelos cavalos treinados pelo ginete são o Glicopan Energy JCR, para ganho de massa corporal e recuperação física, Hemolitan JCR, suplemento que possui elementos fundamentais para o metabolismo, formação e manutenção de células de rápida multiplicação, Creatina, suplemento essencial como fonte de energia, DM-Gel, potente anti-inflamatório, e o Bionew, complexo vitamínico importante para a recuperação dos equinos expostos a excesso de exercícios.  

“Para alcançar o sucesso e os bons resultados, é importante que tudo esteja bem, comigo e com nossos animais, já que competimos juntos. Os cavalos precisam de alimentação balanceada e boa suplementação, para que possamos explorar ao máximo o desempenho nas competições. Essa é a receita dos campeões!”, revela.

Para 2014, Guto Freire espera conquistar o tricampeonato do Freio de Ouro e lançar o seu primeiro DVD sobre treinamento animal, apresentado durante a 36ª Expointer.

Créditos da foto: Felipe Ulbrich