Vetnil parabeniza o trabalho da Associação Mata Ciliar

13 de março de 2020

ONG trabalha para preservar a natureza e reabilitar animais silvestres através de atendimento veterinário

Comemorado anualmente em 14 de março, o Dia Nacional dos Animais tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito e dos cuidados aos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. A Vetnil aproveita a data para parabenizar a Associação Mata Ciliar por sua atuação na assistência e na proteção da fauna selvagem, contribuindo para recuperação de centenas de vidas.

A Mata Ciliar trabalha em prol da saúde animal há mais de 20 anos por meio do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e do Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos). Desde a abertura de seu primeiro centro, a iniciativa já recebeu mais de 23 mil animais com necessidades variadas, em sua maioria provenientes de maus tratos, queimadas, caça e tráfico. 

No CRAS são oferecidos cuidados veterinários, seguidos de períodos de reabilitação e observação, pré-soltura (fase em que os animais exercitam seus músculos e são estimulados a desenvolver o comportamento natural) e, por fim, a soltura definitiva. Animais com sequelas mais graves, porém, são mantidos em cativeiro, em espaços projetados para proporcionar a vivência mais próxima a selvagem possível, com ambientação compatível com os hábitos de espécie.

Para todos esses cuidados são gastos aproximadamente R$ 15 mil por mês com alimentação, entre vegetais e carnes e R$ 75 mil com a manutenção da saúde dos animais, incluindo medicação, profissionais veterinários, gastos administrativos, reformas e taxas tributárias. Por isso a Mata Ciliar conta com ajuda de iniciativas privadas como a Vetnil, no intuito de manter saudáveis os animais que chegam todos os dias em sua sede. Para agradecer este apoio foi criado o selo Guardiões da Mata que destaca a responsabilidade ambiental de cada empresa parceira.

Para Samuel de Oliveira Nunes, coordenador de comunicação da Mata Ciliar, a contribuição da iniciativa privada é fundamental para a atuação da ONG. “Nosso trabalho é muito custoso. Temos muitos gastos com remédios e tratamentos veterinários. Por isso contamos com a ajuda dos guardiões da mata. Nosso objetivo agora é conscientizar cada vez mais as empresas e os indivíduos de que a proteção à natureza e aos animais é um dever de todos”, afirma.

Paralelo aos centros de reabilitação de animais, a Mata Ciliar desenvolve programas de preservação da flora, dos recursos hídricos e da cultura das comunidades do campo, além de promover oficinas de capacitação e educação ambiental.

Sobre a Vetnil

Fundada há 25 anos pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de pets e de equinos, estando entre as líderes de mercado nestes segmentos no Brasil. A companhia também exporta as suas soluções para diversos países e tem acumulado premiações importantes, como a “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural), além de ter sido vencedora na categoria ‘Produtos Veterinários’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural de 2016 e na categoria ‘Saúde Animal’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural 2018.