shutterstock_357963740

Vetnil destaca os cuidados com os felinos em virtude do Dia Mundial do Gato

16 de fevereiro de 2018

No dia 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Gato. Assim como os cães, os gatos também são muito carinhosos e considerados excelentes ‘amiguinhos’ de estimação. Porém, os cuidados entre esses dois animaizinhos são bem diferentes, desde hábitos nutricionais, de higiene, além de comportamento, temperamento e vacinas.
Para a médica veterinária e gerente de marketing da Vetnil, Fernanda Cioffetti Marques, os gatos precisam ser vacinados, vermifugados com frequência, receber uma alimentação adequada e ter um ambiente em que possam brincar e descansar. “O protocolo de vacinação dos gatos deve ser elaborado por um médico veterinário após uma minuciosa avaliação clínica, assim como a frequência em que deve tomar vermífugo. Esses dois cuidados são muito importantes, principalmente, quando há contato com outros animais”, ressalta.
Com relação à alimentação, os gatos chegam a fazer mais de dez refeições ao dia, por isso, a ração deve estar sempre à sua disposição. Fisiologicamente, são animais que tem o hábito de ingerir pouco líquido, por isso, precisam de estímulo, como água sempre fresca e corrente. Fernanda dá a dica de que em alguns casos, vale a pena adquirir uma pequena fonte de água para auxiliar a hidratação do felino e fornecer alimento úmido (sachê) é uma boa opção também.
Algumas adaptações na casa também podem ser úteis para garantir a segurança do seu bichinho. Para quem mora em apartamento, é importante colocar telas de proteção em janelas e varandas. “Os gatos gostam de lugares altos e costumam dormir e tomar banhos de sol nas varandas. A proteção das telas pode evitar acidentes. Além disso, é importante que a caixa de areia seja colocada em um local arejado e distante de onde fica a água e ração do seu animalzinho”, destaca Fernanda.
No Brasil, devido a mudanças sociais e comportamentais, a escolha do gato como pet tem aumentado nos últimos anos. “Seguindo essas dicas, todos terão um gatinho saudável, feliz e amoroso como companheiro, que trará muitas alegrias para seu lar”, finaliza Fernanda.