Release_CAD

Técnico do CAD aposta no Brasil entre os quatro melhores do mundo

6 de julho de 2016

Técnico do Clube Amigos dos Deficientes (CAD) de São José do Rio Preto, patrocinado pela Vetnil, o italiano Matteo Feriani está otimista com o crescimento dos atletas de basquete sobre rodas do país e acha que o Brasil tem chances de ficar entre os quatro primeiros nas Paralimpíadas. “O desempenho e a técnica dos atletas brasileiros melhorou muito nos últimos três anos”, afirma Matteo, que também é técnico auxiliar da Seleção Brasileira, onde contará com dois atletas do CAD de São José do Rio Preto: Paulo Cesar dos Santos e Erick Epaminondas da Silva.

O que ajudou muito nessa melhora, de acordo com Matteo, foi uma melhor distribuição dos atletas entre os clubes, tornando todos eles mais competitivos. Porém, ele lamenta que a falta de recursos impeça a participação de brasileiros em jogos com times de outros países, com exceção das viagens obrigatórias para classificações em torneios como o Sul-Americano. Mas, como este ano as Paralimpíadas serão realizadas no Rio de Janeiro, muitas equipes estrangeiras estão vindo para conhecer o país, o que tem possibilitado a realização de alguns jogos amistosos. A seleção já jogou com as seleções da Austrália (realizado em outubro do ano passado) e Canadá (em abril) e, agora, será a vez da Alemanha, que virá ao Brasil em junho e já programou quatro jogos com os brasileiros.

Para a seleção brasileira crescer ainda mais, Matteo gostaria que mais empresas, a exemplo da Vetnil, patrocinassem os CADs. “Na Europa, as empresas que patrocinam as Paralimpíadas têm descontos de até 50% nos impostos”, afirma. “O Brasil também poderia fazer isso”, afirma o técnico, que está no Brasil desde 2013, sempre treinando a equipe do CAD de São José do Rio Preto. Sua carreira como técnico de basquete sobre rodas, porém, começou em 1999, na Itália.

O Clube Amigos dos Deficientes, como é também chamado o CAD, é uma instituição filantrópica com unidades nas cidades paulistas de Louveira e São José do Rio Preto. Cada unidade tem seu próprio time de basquete sobre rodas.

Desde 2004, a Vetnil é mantenedora da entidade como parte de suas iniciativas de responsabilidade social. A fundadora da empresa, Vera Ribeiro, é também uma das fundadoras da entidade. Sempre que pode, ela acompanha os jogos do CAD pelo Brasil, não raro viajando na companhia dos atletas e das delegações de cada cidade.