iguana-petshopmagazine

Saúde dos Répteis

23 de agosto de 2012

Alguns répteis, como jiboias, lagartos e iguanas, que antes eram criados exclusivamente em zoológicos, hoje podem ser vistos como animais de estimação para aqueles que gostam de pets exóticos. Porém, antes de ter um réptil em casa, é preciso conhecer as suas particularidades e os cuidados necessários para que o bicho tenha uma vida saudável.

As condições de temperatura, umidade, luz, alimentação e espaço físico devem ser ideais para os répteis, uma vez que a sua vitalidade e a disposição estão diretamente ligadas à forma do manejo oferecido, principalmente quando nos deparamos com o manejo nutricional, que em algumas situações pode ser necessária a suplementação, já que esses animais também podem sofrer de eventuais carências alimentares.

A suplementação faz-se necessária, pois estes animais
podem ser alimentados no sistema de “cafeteria ad libitum”, ou seja, são fornecidas algumas classes de alimentos, o que pode proporcionar carências nutricionais.

Alguns nutrientes, contidos nos suplementos, colaboram para sua saúde, pois são responsáveis pela produção de energia das células, favorecendo o metabolismo e o organismo como um todo.

Carboidratos, como a glicose, a frutose e a maltodextrina, que conferem energia rápida e gradual; aminoácidos, importantes para a estrutura dos tecidos; as vitaminas do complexo B, fundamentais para a produção de energia celular, especialmente a vitamina B1, importante para répteis aquáticos, carnívoros e iguanídeos, são alguns exemplos desses nutrientes.

Como algumas situações do dia-a-dia podem alterar a necessidade por nutrientes, a Vetnil desenvolveu o Glicopan Gold, que auxilia na rápida recuperação, estímulo do apetite e melhora do estado geral em animais, como os répteis.

O suplemento é rico em aminoácidos e vitaminas, contém glutamina e taurina, possui energia sob a forma imediata e gradual e leva em sua formulação componentes inovadores como nucleotídeos, auxiliando no restabelecimento da integridade física dos animais.

Fonte: Vetnil