ONG parceira da Vetnil recebe onça-pintada resgatada no Pará

14 de agosto de 2015

Uma onça-pintada resgatada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) viajou 3 mil quilômetros para receber tratamento na ONG Mata Ciliar, localizada em Jundiaí, interior de São Paulo. Resgatada em um garimpo no município de Novo Progresso, sudoeste do Pará, a onça – apelidada de Felipe – era mantida em cativeiro pelos garimpeiros.

Após viagens de caminhão e avião, a ONG parceira da Vetnil recebeu o animal para observa-lo e identificar a possibilidade de devolvê-lo ao seu habitat natural. Durante trinta dias a onça-pintada será submetida a testes, como apresar pequenos mamíferos, escalar obstáculos e explorar o ambiente. “Se os resultados indicarem que esse espécime tem condições de sobreviver na natureza, vamos providenciar a soltura. Caso, contrário, ficará em cativeiro e será usada em projetos de reprodução”, diz Cristina Adania, coordenadora de fauna da Mata Ciliar.

Desde 2009 a Vetnil apoia o trabalho realizado pela Mata Ciliar, como parte do seu compromisso com a sustentabilidade. As contribuições ocorrem por meio da doação de produtos veterinários e patrocínios de ações promovidas pela ONG. “A nossa recompensa é saber que novos animais foram resgatados ou então soltos, após receberem os devidos cuidados. É muito gratificante para nós fazer parte desse processo e auxiliar não só no dia a dia da ONG, mas também na conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, diz Cristiano de Sá, diretor de marketing e novos negócios da Vetnil.

Sobre a Vetnil

Fundada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil atua há 20 anos no mercado, a empresa 100% nacional atua na área de pesquisas e desenvolvimento de produtos para nutrição de equinos, sendo líder de mercado no segmento. Também está presente no mercado PET estando entre os cinco maiores laboratórios do setor, desenvolvendo soluções voltadas à saúde e nutrição dos animais de companhia, e no segmento de animais de produção. Com forte atuação no Brasil, também está presente nos principais eventos do setor no exterior e exporta para mais de 12 países, entre eles: Portugal, Eslovênia, Emirados Árabes, Angola, Rep Dominicana, Panamá, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile. A empresa acumula diversas premiações importantes, entre elas “Melhores do Agronegócio 2011 na categoria Produtos Veterinários”, (Revista Globo Rural); “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), “Melhor empresa do setor de produtos veterinários” (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época) e “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar 2006” (Revista Época).

Foto: Felipe Lima