12_07_16_Mata CiIliar

Mata Ciliar recebe 13 felinos para reabilitação no 1ª semestre

12 de julho de 2016

De janeiro a junho, a Associação Mata Ciliar, ONG parceira da Vetnil, recebeu 13 felinos silvestres, como gatos-do-mato, gatos-mouriscos e onças-pardas. Esse número representa um crescimento de 160% em comparação ao mesmo período do ano passado. Muitos desses foram resgatados recentemente na cidade de Bauru, em uma região predominantemente agrícola e, segundo a ONG, devem ter se perdido da mãe em alguma queimada ou em um processo de colheita mecanizada.

A maior parte desses animais são filhotes e foram resgatados sem as mães, perdidos na área rural e até urbana. O processo de reabilitação desses animais órfãos é complexo e demanda uma atenção redobrada por parte dos veterinários e biólogos, já que perderam o tempo de aprendizado que teriam com a mãe na natureza. A alimentação desses felinos também merece cuidados. Como são bebês, só podem ser alimentados com leite. Porém, o leite tem de ser especialmente desenvolvido para filhotes. Assim, todos foram alimentados com o Pet Milk, da Vetnil. Este produto é considerado o substituto ideal ao leite materno, pois é enriquecido com Vitaminas, Minerais e Aminoácidos necessários para o desenvolvimento de filhotes. É indicado para a alimentação de filhotes recém-nascidos, crias muito grandes, filhotes órfãos e enriquecimento de dietas de fêmeas gestantes, animais de exposição ou de idade avançada.

Devolver esses animais à natureza é muito importante, pois os felinos são topo de cadeia alimentar e contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas, controlando a população de outros animais. É exatamente este o trabalho da ONG, que prepara os animais para serem reinseridos na natureza.

Desde 2009 a Vetnil apoia o trabalho realizado pela Mata Ciliar como parte do seu compromisso com a sustentabilidade. As contribuições ocorrem por meio da doação de produtos veterinários e patrocínios de ações promovidas pela ONG. “A nossa recompensa é saber que novos animais foram resgatados ou então soltos após receberem os devidos cuidados. É muito gratificante para nós fazer parte desse processo e auxiliar não só no dia a dia da ONG, mas também na conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, diz Cristiano de Sá, diretor de marketing e novos negócios da Vetnil.

Foto: Arquivo Associação Mata Ciliar.