20_09_16_mata_ciliar_oncas-pardas

Mata Ciliar já reabilitou seis onças-pardas em 2016

20 de setembro de 2016

A Associação Mata Ciliar, ONG parceira da Vetnil, contabiliza um triste recorde: entre janeiro e setembro deste ano, seis onças-pardas feridas já foram resgatadas pela Instituição. De acordo com a organização não-governamental, a maioria dos animais se perdeu das mães, passou por queimadas ou por atropelamentos nas regiões de Ribeirão Preto e Bauru, interior do estado de São Paulo.

“As histórias são muito tristes e os animais que chegam até nós geralmente estão muito debilitados. Chegamos a resgatar três animais entre a vida e a morte em um só mês. Nem nos recuperamos e em agosto, nos deparamos com mais uma onça-parda presa em uma armadilha mortal, que provavelmente foi feita para pegar capivaras”, relata Cristina Harumi Adania, médica veterinária e coordenadora de fauna da Mata Ciliar.

Ela conta, ainda, que como as onças são animais de grande porte, há uma dificuldade adicional para utilizar pré-anestésicos para tratar os felinos silvestres. “Por isso é tão importante para nós a parceria com empresas, como a Vetnil, que disponibiliza o conhecimento de seus veterinários, além de produtos, como a Quetamina. Associada a outros medicamentos, esse anestésico de ação rápida nos auxilia a deixar o animal inconsciente e realizar a remoção do local em que foi encontrado, além de fazer curativos e demais procedimentos necessários”, acrescenta Cristina.

Devolver esses animais à natureza é muito importante, pois os felinos são o topo da cadeia alimentar e contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas, controlando a população de outros animais. É exatamente este o trabalho da ONG, que prepara os animais para serem reinseridos na natureza.

Desde 2009 a Vetnil apoia o trabalho realizado pela Mata Ciliar como parte do seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. As contribuições ocorrem por meio da doação de produtos veterinários e patrocínios de ações promovidas pela ONG. “Para nós, não há recompensa maior que saber que os animais foram resgatados e puderam até mesmo voltar ao seu habitat natural após serem cuidados por uma instituição tão séria como é a Mata Ciliar. Nossa parceria vai muito além do auxílio às necessidades da Instituição. O que queremos de fato é que as pessoas tenham consciência de que cuidar do meio ambiente e dos animais é cuidar de si mesmos”, resume Cristiano de Sá, diretor de marketing e novos negócios da Vetnil.