0xxozvgm

Brasil conquista o ouro no hipismo durante os 5º JMM RJ

25 de julho de 2011

Equipe brasileira conquista campeonato mundial de salto

 

Na manhã do dia 23 de julho de 2011, nas instalações do Centro Nacional de Hipismo – Parque Equestre Gen Eloy Menezes, Rio de Janeiro – RJ, ocorreu o 2º dia da competição por equipes da modalidade Salto dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011.

O Cap Goggia foi o primeiro brasileiro a entrar na pista com a égua Fórmula do Rincão. Realizou um percurso sem faltas e dentro do tempo concedido. Cap Barros e Pocatwal também fizeram um percurso limpo. A equipe do Chile somava 4 pontos perdidos em dois percursos realizados. O último brasileiro a se apresentar foi o Maj Ruy Couto e Ariel Itapuã, que fez uma falta no obstáculo de número 2.
Restava agora torcer para que o Maj Javier Witto, do Chile, fizesse 2 faltas em seu percurso. Só assim o Brasil ultrapassaria a equipe chilena e seria campeão mundial de salto. E foi o que aconteceu. O chileno encerrou sua apresentação com 8 pontos na pista e a equipe brasileira comemorou este título tão esperado.
A medalha de ouro foi bastante festejada pelos brasileiros, pois, pela primeira vez em Jogos Mundiais Militares, o Brasil conquista o primeiro lugar por equipes da modalidade.
No domingo, dia 24 de julho, ocorreu a competição individual da modalidade. Os quatro melhores conjuntos da competição por equipes disputaram o título de campeão mundial militar individual deSalto dos 5º JMM Rio 2011.
A prova foi do tipo “rodízio”, onde cada atleta realiza quatro percursos com cavalos diferentes, ocorrendo o rodízio dos animais entre eles. A disputa foi acirrada pela primeira colocação.
O Cap Goggia realizou o primeiro e o terceiro percursos limpos, porém em sua segunda apresentação cometeu uma falta e em sua última, duas faltas. Ao todo foram 12 pontos perdidos que lhe garantiram a medalha de bronze para o Brasil.
O Maj Alfonso Anguita, do Chile, com uma falta no primeiro e outra no último percurso, ficou com a medalha de prata, terminando sua participação com 8 pontos perdidos.
Com apenas uma falta em seu primeiro percurso, o francês Maj Didier Schauly conquistou a medalha de ouro, que foi muito comemorada pela delegação militar francesa.
A Vetnil parabeniza Cap. Goggia e toda equipe brasileira de salto pelo empenho e dedicação.
Fonte: Escola de Equitação do Exército – www.eseqex.ensino.eb.br; www.rio2011.mil.br; fotos: Cap Diogenes.