oconsr01

Brasil conquista bronze em CCE no Pan e a vaga olímpica

25 de outubro de 2011

A Vetnil apoia a equipe brasileira de CCE

O Brasil conquistou neste domingo, 23/10, a medalha de bronze por equipes no Concurso Completo de Equitação (CCE), nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com o resultado, a equipe brasileira formada por Serguei Fofanoff / Barbara TW, Marcio Jorge / Josephine MCJ, Jesper Martendal / Land Jimmy, Marcelo Tosi / Eleda All Black e Ruy Fonseca Filho / Tom Bomdaill Too garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos, em Londres, no ano que vem. O ouro foi para os Estados Unidos e a prata para o Canadá.

“Estamos todos muito contentes. A equipe se apresentou muito bem e podemos dizer que foi uma vitória da superação. Ontem tivemos a queda do Ruy e hoje a égua do Guega (Serguei Fofanoff) acordou sentindo um pouco. Os veterinários fizeram um tratamento intensivo e ela conseguiu se recuperar a tempo de passar na inspeção. Caso contrário estaríamos fora da competição. Foi uma vitória da união do grupo e isso realmente é muito emocionante”, contou o Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
“Agora é continuar o trabalho rumo às Olimpíadas. O CCE brasileiro vem crescendo, acabamos de renovar com o Nick Turner e o objetivo é seguir com a mesma filosofia de treinamento e trabalho pois acreditamos que estamos no caminho certo. Toda a equipe está de parabéns”, completou Giugni.
Classificação individual
Sagrou-se campeã individual a canadense Jessica Phoenix montando Pavarotti com apenas 43,90 pontos negativos. Pelas cores do Estados Unidos Hanna Suce Burnett com Harbour Pilot, 45,20, conquistou a prata e  Bruce Davidson Ju com Absolute Liberty, 48,90, o bronze.
O cavaleiro brasileiro melhor classificado foi  Marcio com sua Josephine MCJ, 9º colocado, 71,80, Jesper com Land Jimmy, 12º, 81.20,  e Marcelo com Eleda All Black, 18º, 99.30. Guega com Barbara TW saltou apenas a 1ª passagem da prova de Salto, válida pela final por equipes, e não foi para a 2ª volta para decisão final do pódio individual para poupar a sua égua.
Histórico de medalhas
Esta foi a 20ª medalha do Hipismo brasileiro em Jogos Pan-Americanos e a quinta do CCE, modalidade formada por adestramento, cross country e saltos. Durante três dias de competição, os cavaleiros competem em cada uma das modalidades. Foi a segunda medalha seguida do CCE brasileiro em Jogos Pan-Americanos. Em 2007, no Rio, a equipe brasileira também havia subido ao pódio na terceira colocação.
Depois das excelentes participações do adestramento, com dois cavaleiros entre os 15 melhores das Américas, e do CCE com a terceira melhor equipe das Américas, as atenções se voltam para a modalidade de saltos. Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, Bernardo Alves, Karina Johannpeter e César Almeida ( reserva) já estáo no México para brigar pela sexta medalha de ouro do Brasil por equipe. As competições de saltos começam na próxima quarta, 26/8.
Resultados Equipe – CCE 
1º EUA – OURO – 138.60
2º Canadá – PRATA – 172.50
3º Brasil – BRONZE – 209.80
Fonte: CBH – www.cbh.org.br (acesso em 25/10/11).