Atletas CAD conquistam medalhas em Parapan-Americanos

18 de agosto de 2015

A quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos terminou neste sábado em Toronto com uma cerimônia de encerramento comandada pelo cantor Wyclef Jean. O Brasil dominou os oito dias de competições e liderou o ranking de medalhas. Foram 109 de ouro, mais do que o dobro que as conquistadas pelo segundo colocado, o Canadá. O país anfitrião terminou a competição com 50 medalhas de ouro, enquanto os Estados Unidos somaram 40. No total, o Brasil trouxe na bagagem 257 medalhas, além dos ouros foram 74 de prata e 74 de bronze.

O Brasil disputou o Parapan com o maior número de paratletas da história, 272. As maiores delegações foram do atletismo, com 50, seguido da natação, com 40, e do tênis de mesa, com 28. O CAD (Clube Amigo dos Deficientes) São José do Rio Preto, apoiado pela Vetnil, foi representado por 11 atletas presentes em três modalidades: basquete sobre rodas feminino, basquete sobre rodas masculino e atletismo.

O lançador Claudiney dos Santos encerrou sua participação nos jogos com três medalhas: ouro na prova do lançamento do dardo, prata no lançamento do disco e o bronze no arremesso de peso. A velocista Jerusa Geber dos Santos garantiu a medalha de bronze na prova dos 400 metros da classe T11, com o tempo de 1m00s14. O basquete feminino ficou em terceiro lugar após vencer a Argentina, assim as atletas Rosália Ramos e Mônica Andrade trouxeram na bagagem a medalha de bronze. Já no basquete masculino, apesar da ótima campanha, a medalha não veio por pouco, sendo derrotado na disputa pelo bronze.

Vera Ribeiro, presidente da Vetnil, e Bruno Ribeiro, vice-presidente da empresa, estiveram em Toronto e prestigiaram os paratletas do CAD. “A Vetnil tem orgulho em fazer parte desse resultado vitorioso. Foi muito gratificante ver os atletas que apoiamos subindo ao pódio e disputando finais. Toda a delegação brasileira que viajou a Toronto é vitoriosa, pois nos mostraram que é possível superar as dificuldades e alcançar o sucesso”, afirma Vera.

Nas últimas edições do Parapan o Brasil foi líder do quadro de medalhas, tanto em Guadalajara (2011) quanto no Rio de Janeiro (2007). Os próximos jogos acontecem no Peru, em 2019.

                                                                                                       Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro