Animais voltam ao habitat após cuidados da ONG Mata Ciliar

21 de agosto de 2015

Um cachorro do mato resgatado no município de Louveira há aproximadamente um ano pôde finalmente voltar ao seu habitat natural. Durante este período, o animal permaneceu sob observação e cuidados veterinários dos médicos e biólogos da Associação Mata Ciliar, ONG parceira da Vetnil.

Após esse processo, foi construído um recinto em meio à mata para que o animal pudesse se ambientar novamente ao seu habitat natural, recuperando o comportamento selvagem. Ele permaneceu nesse recinto por cerca de uma semana, sendo monitorado por uma câmera instalada no local. A soltura definitiva foi acompanhada pela equipe da Mata Ciliar e da Secretaria do Meio Ambiente de Louveira, município que ainda possui importantes remanescentes naturais que abrigam diversas espécies da fauna silvestre.

Outro animal que também estava sob os cuidados da ONG e retornou à natureza recentemente, foi um lobo guará. O animal, resgatado em julho na região urbana do Circuito das Águas, pôde voltar à mata após a realização de exames que constataram sua saúde. Com a ajuda da Associação Ambientalista Copaíba e da Secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente de Sorriso-MG, ele foi solto em um remanescente natural em sua região de origem.

Desde 2009 a Vetnil apoia o trabalho realizado pela Mata Ciliar, como parte do seu compromisso com a sustentabilidade. As contribuições ocorrem por meio da doação de produtos veterinários e patrocínios de ações promovidas pela ONG. “Toda vez que recebemos notícias como estas ficamos muito felizes. É recompensador saber que o nosso apoio somado ao trabalho sério realizado pela Mata Ciliar resulta no bem estar dos animais e na preservação do meio ambiente”, diz Cristiano de Sá, diretor de marketing e novos negócios da Vetnil.

                     Foto: Associação Mata Ciliar