A Vetnil e a entidade ‘Moradores de Rua e Seus Cães’ lembram sobre a importância do Dia Mundial dos Animais de Rua

4 de abril de 2019

 

A empresa alerta para a necessidade de ações efetivas para proteção dos animais abandonados e apoia ações desenvolvidas pela entidade de proteção aos animais e moradores de rua

No Dia Mundial dos Animais de Rua, 04 de abril, a Vetnil, uma das maiores empresas brasileiras do setor veterinário, em parceria com a entidade ‘Moradores de Rua e Seus Cães’ (MRSC), uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, lança um apelo à sociedade brasileira para o não abandono dos animais domésticos. O dia especial foi lançado por organizações holandesas, durante a Primeira Conferência Holandesa de Animais de Rua, em 2012, como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde estima-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. A pesquisa divulgada pela OMS informa ainda que em cidades brasileiras de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

Ao comemorar 25 anos dedicados à saúde e bem-estar animal, a Vetnil reforça sua missão de atender com qualidade e inovação ao segmento de Pets e animais de criação como equinos e aves, além de estimular ações de proteção ao animal de rua como a parceria firmada com a ‘Moradores de Rua e Seus Cães’ – MRSC.

A entidade ‘Moradores de Rua e Seus Cães’ foi criada pelo fotógrafo Edu Leporo, em 2015, com o objetivo de sensibilizar a população para a situação dos moradores de ruas e seus cães. “Em minha profissão, observava a emblemática ligação entre esses moradores de rua e seus cães, cheias de amor e cumplicidade, e o forte elo de aproximação, uma visão em comum que resgata a essência de cada ser humano e seus animais de estimação”, afirma o fotógrafo.

Para ele, os moradores de rua, que muitas vezes são tratados como pessoas invisíveis da sociedade, sofrendo preconceitos, sendo repudiados pela exposição pública da pobreza e dos problemas muitas vezes associados às suas condições precárias, como falta de higiene, doenças, drogas e alcoolismo, não abandonam seus cães. “Muitas vezes eles deixam de comer para alimentar seus amigos de quatro patas, e o dinheiro que conseguem na rua, primeiro vai para a ração de seus animais”, ressalta Edu Leporo.

 Desde sua fundação, a entidade ‘Moradores de Rua e Seus Cães’ promove eventos mensais nas ruas da cidade de São Paulo onde oferece serviços e produtos como banho, corte de cabelo, alimentação e produtos para os moradores de rua e banho, tosa, ração e produtos para os animais de rua. Nesses anos, a MRSC expandiu suas atividades e recebeu patrocínios e apoiadores como o da Vetnil.

 Segundo a médica veterinária da Vetnil, Fernanda Cioffetti, as ações da ‘Moradores de Rua e Seus Cães’ estão alinhadas à missão da empresa que é o cuidado com a saúde e bem-estar dos animais e sua relação com seus tutores. “Os eventos da MRSC são sempre um sucesso e acompanhar de perto essas ações, nos engrandece como pessoa e profissional dedicados ao cuidado com o animal. Vimos a importância de proporcionar produtos e serviços de qualidade para os animais de rua e seus tutores. Ao completar 25 anos em 2019, a Vetnil está orgulhosa em colaborar com ações como essa. O cuidado e o amor de um ser humano por seu cão e vice-versa transcende questões sociais, raciais, econômicas e ficamos muito sensibilizados ao identificar o propósito e os resultados conquistados pelas ações da MRSC”, afirma.

 Os eventos acontecem mensalmente e são essenciais para sensibilizar as pessoas sobre a importância de olhar para o morador de rua sem medo e sem preconceito. Nesse ano, as ações serão realizadas em outras cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Campinas (Interior de São Paulo), Vila Velha (Espírito Santo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Natal (Rio Grande do Norte) e Recife (Pernambuco). Durante os eventos, a Vetnil promove doações de produtos como Shampoo Pelo&Derme Hipoalergênico, Aurivet Clean (limpeza conduto auditivo) e Periovet (higiene bucal), entre outros.

Mais informações sobre MRSC:

https://www.facebook.com/search/top/?q=vetnil%20&epa=SEARCH_BOX

www.moradoresderuaeseuscaes.com.br

@moradoresderuaeseuscaes